PUBLIQUEI UM LIVRO, E NÃO SOU RICO

PUBLIQUEI UM LIVRO, E NÃO SOU RICO

Sim, eu escrevi e publiquei um livro de poemas livres e tenho outros três prontos: dois de poemas e um de crônicas e contos.
O livro que publiquei já se esgotou. Recebi mais críticas negativas do que positivas sobre ele. A maior parte das críticas me ajudou demais, mas a mais terrível delas apareceu porque eu coloquei na biografia que sou empresário. Então, fui criticado por usar o meu dinheiro para entrar no meio literário.
Empresário não significa RICO.
Algumas pessoas preferem biografias carregadas de títulos acadêmicos e prêmios, ou de histórias tristes. Para elas, seria melhor que eu dissesse que vim de uma família miserável; que a escola onde tomei gosto pela leitura – Escola Municipal Maria do Amparo, no Bairro Industrial de Contagem – não tinha sequer carteiras quando entrei; que estudei por meses assentado no chão; que não consegui terminar um curso superior por falta de dinheiro; que abdiquei do meu curso tardio para custear a escola dos meus filhos; que a pequena parte da empresa eu consegui sendo funcionário por 25 anos, e que, para conseguir isso, eu trabalhei por uma década até 16 horas diárias; que conheço uma única praia; que só viajo pela empresa; que o meu livro (que sonhei fazer por 35 anos) foi pago com serviços extras de restauração de fotografias; que se não fosse a ajuda da professora Silvia de Oliveira Motta, da professora de português, Andreia, do dono da editora, Ricardo, e do incentivo de alguns amigos eu jamais teria feito esse livro.
Fazer esse livro mudou completamente a minha visão sobre o mundo literário. Fazer um livro é fácil. Quando pagamos todo o processo, existem inúmeras editoras interessadas pela publicação. Difícil mesmo é ter alguém que o leia. A maioria das pessoas que pode acrescentar algo não consegue nem tempo, nem disposição para ler um novato. E não passa pelas cabeças delas que ali possa ter algo interessante. 

Descobri a poesia quando descobri Cecília Meireles, lá na primeira escola. Creio saber o que é bom, sei o que é ruim, sei que meu livro foi precipitado e tolo, mas foi feito para os amigos. Agora, eu me sinto preparado para publicar o próximo. Quem não gosta da ideia, prepare as pedras, prepare o desdém, pois não consigo parar de escrever. E os que me apoiam saibam que estou melhor, mas não tenho mais a ingenuidade gostosa do Menina da Lua.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CLIMA DE URGÊNCIA

A MUSA, O PLAYBOY E O JUMENTO

Imitação de Van Gogh